Adultização: a infância de um líder
O vídeo de Felca é sobre a sexualização de crianças e adolescentes na internet, mas é também sobre a exposição de crianças e adolescentes inebriados — por quem? — com o "fogo de vencer".
No último 2 de agosto, quatro dias antes de Felca subir no YouTube seu vídeo sobre adultização, o “pastor mirim que prega como um adulto” Miguel Oliveira foi o pequeno grande astro da vigília Blumenau em Chamas. O evento neopentecostal, cujo nome faz lembrar um famoso filme sobre supremacistas brancos (e suas vigílias incendiárias no Mississippi), é realizado todos os anos, já há 10 anos, na cidade catarinense que tem uma célula neonazista para cada seis mil habitantes.
O vídeo de Felca é sobre a sexualização de crianças e adolescentes na internet, mas é também sobre a exposição de crianças e adolescentes inebriados (por quem?) com o “fogo de vencer”. Miguel Oliveira tem 15 anos e costuma comparar seu “chamamento” precoce ao de Davi, que, de fato, ou melhor, na Bíblia, tinha mais ou menos a mesma idade quando deu cabo de Golias, acertando uma pedrada no meio da testa do gigante filisteu.
Mais de três mil anos d…