Gaspari e seu Curso Madame Natasha de Viralatismo e Português
Em sua coluna deste domingo, 21, n’O Globo e na Folha, Elio Gaspari diz que Lula “ficará com dois espinhos” se Donald Trump for de novo eleito presidente dos EUA e “com o argentino Javier Milei ao sul”.
Para Gaspari, Lula pôs em risco a diplomacia com a matriz ao dizer, sobre o atentado contra Trump, que “eu sinceramente acho que o Trump vai tentar tirar proveito disso. Aquela foto dele com o braço erguido, aquilo, se fosse encomendado, não sairia melhor. Ele vai explorar isso”.
Em seu curso Madame Natasha de Diplomacia Vira-Lata e Português, Gaspari não menciona que em 2022 Trump chamou Lula de “lunático” ao declarar apoio a Bolsonaro na eleição daquele ano.
E ainda pondera o colunista, equiparando John Kennedy ao fascista e naturalizando tudo o que o fascista-mor representa e poderá representar, caso volte à Casa Branca:
“Imagine-se como ficaria a relação do Brasil com o presidente americano se, em 1963, John Kennedy tivesse se livrado dos dois tiros e o presidente brasileiro João Goulart dissesse uma dessas”.
Em 1963, João Goulart não saiu-se com nada demais sobre a política estadunidense, o que não foi suficiente, naturalmente, para no ano seguinte ser saído na presidência do Brasil com o apoio decisivo – “espinho”? – de Lyndon Johnson.