O que Lula e Kassab teriam a ver com o acidente ferroviário na Espanha?
Foto antiga do presidente e do ex-prefeito de São Paulo ilustra matéria de O Globo sobre a tragédia. Seria edição da IA?
“Colisão entre trens no sul da Espanha deixa ao menos 21 mortos e 30 feridos graves”, diz o título da matéria do Globo sobre a tragédia ocorrida na noite deste domingo, 18 de janeiro, perto de Córdoba. A foto que ilustra o texto, destacada na página do jornal no Facebook, é de Lula com Gilberto Kassab, na sala do presidente, no Palácio do Planalto.
Clicando-se no link, às 18h do dia 19 de janeiro, o título atualiza o número de mortos: 40, mais “dezenas de feridos graves”. Não menciona Lula nem Kassab, por supuesto.
O print da notícia logo se disseminou entre perfis de esquerda, que protestaram contra o que consideraram mais uma prova do empenho do jornal em associar a imagem de Lula a tudo que é negativo. Mais um exemplo do tipo de ataque previsto para este ano eleitoral. Maldita imprensa golpista etc.
Mas seria mesmo tão tosco assim? Que diabos Lula e Kassab, numa foto tão antiga, estariam fazendo ali naquela notícia, se não tinham nada a ver com ela?
O jornalista Hugo Souza fez o favor de pesquisar.
Deu-se que, em abril de 2007, Kassab, então prefeito de São Paulo, firmou acordo de intercâmbio com a Espanha na área de ciência e tecnologia e, em junho do mesmo ano, defendia o projeto de trem de alta velocidade (o famoso trem-bala) para ligar Rio e São Paulo. Em setembro, a imprensa noticiou que Lula apoiava a ideia, “após ter viajado em um modelo de alta velocidade (...) entre Madri e Toledo”.
Em junho de 2024, O Globo anunciou a atualização de seus princípios editoriais, “para incluir orientações sobre o uso de inteligência artificial na produção jornalística em todas as suas redações”. A decisão decorria da permanente “busca por inovação e a adoção das mais avançadas ferramentas da tecnologia para o jornalismo”. O documento ressaltava que “o uso de inteligência artificial deve sempre ser supervisionado por um humano”.
A ferramenta de IA foi batizada de Irineu, em homenagem a Irineu Marinho, fundador do jornal que, há um século, daria origem ao império de comunicação atual.
A notícia mereceu nove minutos no Jornal Nacional.
A foto que ilustra a matéria de hoje é de 2008, de Gustavo Miranda, da Agência O Globo. É a mesma foto que ilustra uma nota também de hoje, também em O Globo, da coluna de Lauro Jardim, mas agora fazendo sentido, por mais que seja uma foto de quase 20 anos atrás: uma nota intitulada “Lula canta Kassab” — visando a eleição que se avizinha.
Então vamos ligar os pontos e pensar na hipótese: um robô escolheu, para ilustrar uma matéria publicada no Brasil referente a um acidente com um trem-bala na Espanha, uma foto do ex-prefeito de São Paulo entusiasta do trem-bala e que assinou acordos com empresas espanholas e do presidente que encasquetou com o trem-bala depois de andar em um deles na Espanha, há quase duas décadas.
E não houve a indispensável supervisão humana.
É só o que pode fazer sentido nesse nonsense da publicação da foto antiga de Lula e Kassab no Planalto para ilustrar a tragédia na Espanha.
É pior que teoria da conspiração.
Doutor Irineu não merecia isso.
Nós, muito menos.




