Quando vi que 'Justiça bloqueia Porsche do patrão de ex-nora de Lula'...
“Gente, vai ter sacanagem contra o Lula hoje? O ex-marido de uma conhecida de um primo do cunhado do patrão quer saber”.

Quando vi no meio da tarde desta sexta-feira, 14, no Metrópoles, que “Justiça bloqueia Porsche de R$ 945 mil do patrão de ex-nora de Lula”, a primeira coisa que me veio à cabeça foi aquele artifício de atribuir a terceira pessoa — ou quarta, ou quinta — determinada questão própria, eventualmente para encobrir à vera interesse inconfessável, mas na maioria das vezes para mal disfarçar, ou melhor, para disfarçar mal e de propósito, jocosamente, aquilo que está mais do que na cara.
Tipo: “Gente, vai ter sacanagem contra o Lula hoje? O ex-marido de uma conhecida de um primo do cunhado do patrão quer saber”.
Mas não era isso que eu queria lembrar.
Fui buscar meu filho na escola e, no caminho, ainda tentando entender a relação Porsche 911 Carrera S/patrão/ex-nora/Luis Inácio Lula da Silva, lembrei também que outro dia o ex-genro do pai do primo de um amigo do meu filho viu um quiz/pegadinha na internet que custou um pouco a decifrar. Dizia:
A sogra do marido da minha irmã é minha:
A) tia
B) mãe
C) cunhada
D) sogra
E) ex-nora
Não sei se era exatamente assim, mas ainda não era exatamente isso que eu queria lembrar.
Só agora à noite lembrei afinal o que eu realmente queria lembrar quando vi no Metrópoles que “Justiça bloqueia Porsche de R$ 945 mil do patrão de ex-nora de Lula”. Era algo sobre juntar palavras e fazer sentido, ou nem por isso, que li uma vez em Múltipla escolha, do chileno Alejandro Zambra, livro-paródia da Prova de Aptidão Verbal, espécie de vestibular aplicado no Chile na ditadura de Pinochet.
Fui buscar. Achei. Está no capítulo III, “Uso de conjunções” — “nos exercícios 37 a 54, assinale a alternativa cujos elementos sintáticos melhor preencham as lacunas do enunciado”.
É o exercício 46. Este aqui:
Quero juntar estas palavras, ________ nada tenha sentido.
A) ainda que
B) para que
C) e que
D) mas que
E) até que
Bem difícil. Fiquei caído para a letra A, mas acabei marcando todas.


