Quem deu a ordem para 400 militares baterem em retirada após começarem incêndio em Unidade de Conservação?
ICMBio concluiu que o incêndio que aniquilou 300 hectares do Parque Nacional do Itatiaia em junho começou quando cadetes do Exército acenderam um fogareiro.

O Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) concluiu a investigação sobre a causa do incêndio que em junho arrasou 300 hectares de campos de altitude no mais antigo parque nacional do Brasil, o Parque Nacional do Itatiaia, no Sul Fluminense.
Ao longo de uma semana, o fogo varreu o equivalente a 300 campos de futebol em uma área de nascentes de vários rios, abrangendo 12 importantes bacias hidrográficas, e onde vivem espécies em extinção.
O responsável pelo incêndio foi o Exército Brasileiro. É o que diz agora o ICMBio, mas é o que já se sabia desde 17 de junho, quando o site O Eco divulgou gravações em vídeo mostrando um grande comboio do Exército parado ao lado do foco que deu origem ao incêndio, três dias antes, em 14 de junho.
Numa cabalística concomitância, o incêndio começou justamente no dia em que o Parque Nacional do Itatiaia completou 87 anos …