Come Ananás

Come Ananás

Se meu Fusca azul falasse

"Quando fica evidente que erramos, simplesmente diga: errei, fiz cagada. Não devemos ficar mentindo. Porque é necessário cultivar a confiança. E a confiança não se ganha com mentiras"

Avatar de Hugo Souza
Hugo Souza
mai 13, 2025
∙ Pago
25
6
Compartilhar
Pepe Mujica e Lula (Foto: Ricardo Stuckert/PR).

O filme Uma noite de 12 anos estreou no Brasil no dia 27 de setembro de 2018. Assisti ao filme quase um mês depois, no dia 22 de outubro daquele ano, no meu cinema predileto, o da minha universidade: o Cine Arte UFF.

O último filme que eu tinha visto no Cine Arte UFF tinha sido Aquarius, em 2016. Lembro que o clima geral no fim do filme foi de muita raiva, muita indignação, aquele nó na garganta diante da percepção da injustiça, porque o filme e particularmente a sua cena final tinham muito a ver com aquele momento imediatamente pós-impeachment, o golpe durante o qual Jair Bolsonaro homenageou o torturador da golpeada - “o pavor de Dilma Rousseff” -, num mais que perfeito índice de toda a canalhice que pairava sobre o país. Pois Aquarius termina justamente com uma mulher inquebrantável, altiva, em luta contra a injustiça movida por poderosos contra ela, atirando toda a podridão plantada pelos canalhas nas fuças dos canalhas, e termina com …

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Come Ananás
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura