Só pra lembrar quem foi que abriu a temporada de fogaréus
Há exatamente três meses, no dia 14 de junho, começou debaixo dos narizes de mais de 400 militares do Exército um incêndio que aniquilou 300 hectares do primeiro parque nacional do Brasil.
Quem mora em Resende ou Itatiaia e quem passou pela Via Dutra, pela região das Agulhas Negras, no fim da tarde de qualquer dia desta semana pôde ver a serra da Mantiqueira sob a penumbra laranja do agronegócio, do negacionismo climático e de quem não é “agro”, nem nega as mudanças climáticas, mas transige e pactua com as forças que acabam reduzindo o Brasil a cinzas, a pó.
A fumaça que defumou a Mantiqueira ao longo da semana, e ainda defuma, essa fumaça vem de longe, territorialmente falando. Não há, por ora, grandes incêndios ativos na região das Agulhas Negras. O último foi em junho e foi um dos primeiros desses últimos meses de mato seco em chamas Brasil afora, fora os do Pantanal, que o Pantanal já ardia há tempos. Vamos lembrar então quem foi que abriu esta arrasadora temporada de fogaréus no país?
O incêndio que em junho aniquilou 300 hectares do Parque Nacional do Itatiaia, no Sul Fluminense, começou há exatos…