Trump Jr. e Taurus Armas: que Shot Show da Xuxa é esse?
“Parabéns, Taurus. Adoro que vocês estejam realmente inovando para contornar as novas regras que são feitas para impedir as pessoas de terem acesso a armas de fogo".

Só nas últimas semanas, Donald Trump Jr. foi acusado de:
Matar com um tiro de rifle, em Veneza, na Itália, um pato-de-bico-vermelho, espécie ameaçada de extinção e protegida pela Diretiva Aves da União Europeia;
Dar comida e bebida a moradores de rua de Nuuk, capital da Groenlândia, em troca de que posassem para fotos usando bonés MAGA, ou seja, encenando apoio local à ideia de Trump Sênior de anexar aos EUA o gelado território autônomo dinamarquês, transformando-o numa espécie de East Alaska ou quem sabe numa grande extensão do Maine.
Mas a caçada ao pato-de-bico-vermelho e a pesca de mendigos groenlandeses por Trump Jr. estão longe, muito longe de ser o que se sabe de mais grave sobre o primogênito de Donald Trump.
O mais grave sobre o 01 de Trump é isso: dois dias após a eleição presidencial de 2020 nos EUA, perdida por Trump para Joe Biden, Donald Trump Jr. enviou uma mensagem de texto ao então chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, listando estratégias para anular o resultado eleitoral.
“É muito simples. Temos vários caminhos e controlamos todos eles”, disse Trump Jr. na mensagem sobre aquilo que um juiz estadunidense chamou de “um golpe à procura de uma teoria jurídica”. Isso dois anos antes de, no Brasil, Jair Bolsonaro passar meses discutindo com militares e civis golpistas qual seria o melhor caminho para impedir Lula de “subir a rampa” pela terceira vez.
A propósito: a Folha de S.Paulo publica nesta segunda-feira, 10, uma longa entrevista com Ives Gandra e, sobre a teoria jurídica fornecida por Ives “Artigo 142” Gandra para impedir Lula de “subir a rampa”, o repórter perguntou apenas isso, não mais que isso ao jurista nonagenário: “como o sr. se sente sendo alvo de representação na OAB?”.
Aliás, a reportagem da CNN que revelou a mensagem golpista de Donald Trump Jr., publicada em abril de 2022, pode muito bem ser reaproveitada para apanhados sobre o que foi revelado até agora da conspiração bolsogolpista no Brasil, principalmente quando diz:
“A mensagem de Trump Jr. mostra como os mais próximos do ex-presidente já estavam trocando ideias sobre como anular a eleição meses antes da insurreição de 6 de janeiro”.
Quando a reportagem da CNN foi publicada, o ex-promotor federal e comentarista da NBC Glenn Kirschner trocou nos seguintes miúdos a mensagem de Donald Trump Jr. a Mark Meadows: “sou membro da conspiração criminosa do meu pai para anular a eleição”.
A propósito II: lembra alguém?
Na mesma linha, o professor de Direito de Harvard Laurence Tribe classificou a mensagem de Trump Jr. a Meadows como “um rifle fumegante”: uma arma disparada não para matar patos selvagens em Veneza, não para tomar a Groenlândia da Dinamarca, mas sim em tentativa de golpe de Estado.
Pois no último 22 de janeiro, a Taurus Armas, maior fabricante de armas de fogo do Brasil, postou nas redes sociais um vídeo no qual seu “CEO global”, Salesio Nuhs, aparece recepcionando Donald Trump Jr. no estande da companhia na feira armamentista Shot Show, em Las Vegas.
No vídeo, Zero One aparece segurando uma pistola Taurus 38 TPC, “desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro” por um certo “Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia Brasil-Estados Unidos da Taurus” em parceria com a Companhia Brasileira de Cartuchos.
Segundo a Taurus, a munição da nova pistola 38 TPC “está dentro dos limites estabelecidos pelo atual decreto do Governo Federal para armas de uso permitido nesta categoria de produtos”, por mais que apresente “velocidade superior” e “energia até 40% maior” na comparação com calibres similares.
“Energia até 40% maior”. Grifo nosso.
“Parabéns, Taurus. Eu entendo a regulamentação excessiva com a qual vocês têm que lidar, mas adoro que vocês estejam realmente inovando para contornar as novas regras que são feitas para impedir as pessoas de terem acesso a armas de fogo [no Brasil]. Então, parabéns pelo 38 TPC. E estou ansioso por mais novidades em um futuro próximo”, disse Trump Jr. no vídeo, ao lado de um sorridente Salesio Nuhs, lá no deserto de Nevada.
A Taurus postou também várias fotos do encontro de executivos da companhia com Donald Trump Jr. na Shot Show 2025.
Nas postagens, a Taurus Armas afirma que a visita do caçador de animais em extinção que suborna moradores de rua e aponta caminhos para golpe de Estado “reforça o reconhecimento internacional da Taurus como uma referência no setor de armamentos”.
A Taurus Armas é credenciada pelo Ministério da Defesa, pelo Governo do Brasil, como Empresa Estratégica de Defesa, “fundamental para preservação da segurança e defesa nacional contra ameaças externas”.
E quando a maior fabricante de armas do Brasil, uma Empresa Estratégica de Defesa, posta nas redes sociais um vídeo no qual seu presidente aparece sorrindo ao lado de um notório golpista estrangeiro que, no vídeo, com uma pistola em punho, parabeniza a companhia por “contornar”, em parceria com a engenharia dos EUA, as leis brasileiras vigentes para controle de armas de fogo?
Que Shot Show da Xuxa é esse?
E o que acontece?
Absolutamente nada.