Veríssimo e Jaguar: matem a saudade, descubram como a turma era boa mesmo, e divirtam-se
Luis Fernando Veríssimo morreu neste sábado, 30, num hospital em Porto Alegre, aos 88 anos, quatro anos após sofrer um AVC e seis dias depois da morte de Jaguar.
Luis Fernando Veríssimo morreu neste sábado, 30, num hospital em Porto Alegre, aos 88 anos, quatro anos após sofrer um AVC e seis dias depois da morte de Jaguar.
Veríssimo dispensa apresentações e Come Ananás publica mais abaixo, em sua homenagem, a deliciosa apresentação que ele escreveu em 2009 para o terceiro volume da antologia do Pasquim. O texto saiu na orelha da brochura acompanhado do rato Sig, do Jaguar.
Logo abaixo do nome de Veríssimo, Sig parece dar tchau ou parece dar olá para recém-chegados:
“Matem a saudade, descubram como a turma era boa mesmo, e divirtam-se”.
Com vocês, Veríssimo (e Jaguar):
Se autor de orelha fosse uma espécie de porteiro (afinal, ele é a primeira coisa que a pessoa encontra ao entrar no livro) eu perguntaria a quem entrasse:
— Saudade ou descoberta?
Querendo dizer: você estava vivo e consciente nos anos setenta, lia O Pasquim e veio ver se sua memória não o engana e aquela turma era boa mesmo, ou você nasceu há pouco e quer conferir se tudo o que dizem os mais velhos a respeito é verdade?
A pergunta seria só por curiosidade, claro. Os leitores não seriam separados, como “fumantes” e “não-fumantes”. Entrariam no mesmo livro e teriam o mesmo prazer. Ou o prazer na nostalgia saciada é diferente do prazer do primeiro encontro? Não sei. De qualquer modo, o extraordinário é como o material destas antologias não envelheceu. Nem frustra a saudade nem decepciona a descoberta. O humor continua afiado, a crítica continua forte, o quociente da inteligência continua alto. E — talvez a maior surpresa tanto para os saudosos quanto para os recém-chegados — tudo continua igual.
O que mudou nesta antologia em relação às duas primeiras não foi o conteúdo do Pasquim, mas as circunstâncias do país: a dita continuava dura mas caminhava, lenta e gradualmente, para a “abertura” que viria em 1974. Não que isso fosse significar um Pasquim mais solto e irreverente. Irreverente ele foi de nascença e por toda a vida, e solto só não foi quando a dita prendeu a turma — e mesmo assim houve um mutirão de solidariedade e ele não deixou de sair.
Mas entrem, entrem. Matem a saudade, descubram como a turma era boa mesmo, e divirtam-se.
Luis Fernando Veríssimo
Mestres! 🌹
Jaguar, Veríssimo e eu não me sinto nada bem ! 🧉