'Você é sócio da Light? E da Enel?'
O modelo privatista da "concessão" das distribuidoras de energia elétrica é um pacto de mediocridade que brilha no escuro.
A nenhum órgão da mídia privatista nacional poderá interessar uma pauta, um caso, entre tantos, de desventura das privatizações do Brasil, como é o caso das “concessões” das distribuidoras de energia elétrica, especialmente o seu dramático capítulo paulistano.
A quais interesses sui generis serviram essas concessões? Quais foram os interesses coletivos vilipendiados? E as mentiras que lhes serviram de baliza? E os gatos feitos nelas pelos entrepostos do poder econômico lotados no poder público? Quais foram as consequências para a população, 30 anos depois da “reestruturação do setor elétrico” levada a cabo por Fernando Henrique Cardoso?
Para a mídia corporativa, os problemas na distribuição de energia no Brasil são, no máximo, um trabalho para os Procons, quando muito para a Aneel. Em casos muito escancarados da panaceia “privatiza que melhora”, como o da Enel São Paulo, para o Ministério das Minas e Energia resolver. Nunca do model…