5 Comentários
Avatar de User
Avatar de Marilia Coutinho

Oi Hugo, concordo com você. Tenho lido o que posso a respeito: estando longe do Brasil há anos, tenho dificuldade em acompanhar processos cuja visibilidade compete com as questões urgentes, e essas se multiplicam. Assim, quando li hoje sobre a demissão, foi surpresa e estranhamento, pois o que eu "vi" (como se vê as coisas que são importantes, mas não estão debaixo do nariz) foi Nisia bancando o mais importante enfrentamento ao bolsonarismo durante a pandemia. A atuação dela foi comentada em âmbito internacional.

Fui tentar entender. Eu trabalhei com a Nisia há uns 30 anos, quando ela ainda encabeçava a Casa de Oswaldo Cruz, e acompanhei a carreira dela depois que nossos caminhos bifurcaram. Não endendi muito bem o fundamento das críticas a ela quanto à comunicação pública. Ora, se é uma questão de comunicação, ou de acertos, jogos de interesse, me parece que seria um ítem secundário e corrigível com medidas internas.

Continuo achando que a história não está bem contada, e que, sim, alguma coisa boa e importante ela fez para deixar desconfortáveis centrão e liberais enturmados.

Expand full comment
Avatar de Hugo Souza

Pois é, Marília. Nísia sai, Múcio fica.

Expand full comment
Avatar de Marilia Coutinho

Pois é...

Expand full comment
Avatar de Filipe Rafaeli

Prezado Hugo, permita-me, respeitosamente, discordar.

O Brasil é o único país do mundo obrigando vacinas covid em crianças de 6 meses a 5 anos. Tem noção do peso desse argumento?

Deixa eu ir mais longe. Enquanto o Brasil obriga, países como Alemanha, Reino Unido, Suécia, Dinamarca, Suíça, sequer recomendam para crianças saudáveis. Apenas para uma ou outra, muito doente, depois de um exame médico rigoroso. E mesmo assim, só recomendação, sem ser obrigatório. Pais escolhem se sim ou não.

Ou seja, Nísia transformou o Brasil em desova de produtos farmacêuticos rejeitados pelo mundo. Isso atende interesses de quem?

Ninguém comenta sobre isso. É algo que me impressiona. Devido as palhaçadas do bozó, o assunto ficou assim, sob uma névoa, onde a esquerda, para ser do contra, virou defensora dos lucros de grandes corporações imperialistas farmacêuticas. Aquelas, que até 2019, olhávamos como o que realmente são: capitalistas inescrupulosos que nunca se importaram com nossa saúde.

Ou seja, a esquerda, a partir da pandemia, esqueceu sua principal essência: seguir do dinheiro.

Convido-o a ler:

https://filiperafaeli.substack.com/p/os-que-defendem-obrigatoriedade-das

Expand full comment
Avatar de Hugo Souza

Vou ler, Filipe. Obrigado

Expand full comment